Pular para o conteúdo principal

 CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL



Concordância verbal e nominal faz o estudo da harmonia existente entre os elementos de uma oração.

CONCORDÂNCIA VERBAL 
A concordância verbal é quando o verbo flexiona em número singular e plural e em pessoa, 1° 2° ou 3° para concordar com o sujeito da oração.

Exemplo: 

Pedro comprou um Carro novo.

Observa - se que o verbo comprou está na terceira pessoa, singular. Concordando com Pedro que é o sujeito da oração. Com isso a uma concordância verbal, ou seja, a uma harmonia entre verbo e sujeito.

AGORA O QUE SÃO VERBOS IMPESSOAIS NA CONCORDÂNCIA VERBAL? JÁ VAMOS CONHECER.

Verbos impessoais são aqueles que não fazem referência a um sujeito, eles são encontrados nas orações sem sujeito. A principal característica de verbo impessoais é aparecer de acordo com a norma culta sempre na terceira pessoa do singular, salvo por alguns casos do verbo ser.

OS PRINCIPAIS VERBOS IMPESSOAIS SÃO:

 O verbo haver (com sentido de existir), o verbo fazer (indicando tempo decorrido) e verbos que indicam fenômenos atmosférico e da natureza, como chover, nevar, ventar, anoitecer, escurecer.

CONCORDÂNCIA NOMINAL

A concordância nominal se refere a harmonia entre o substantivo e os elementos a que eles se referem.

regra geral de Concordância Nominal diz que todos os determinantes (adjetivo, numeral, pronome adjetivo e artigo) devem harmonizar-se quanto ao gênero e ao número do substantivo. Portanto, substantivo no feminino singular, determinantes também, caso esteja no masculino plural, os determinantes o acompanham.

Exemplo: O menino estudioso passou no vestibular

Observe que o adjetivo estudioso está no masculino singular, concordando com menino que é um substantivo, masculino e está no singular. Há também concordância entre artigo e substantivo. Artigo está no masculino singular concordado com o substantivo menino. 

CASOS ESPECIAIS DE CONCORDÂNCIA DO ADJETIVO COM O SUBSTANTIVO

Quando o adjetivo estiver se referindo a mais de um substantivo de gênero e número diferentes, há duas possibilidades de concordância.

1. Pode concordar no masculino plural.

2. Pode concordar com o substantivo mais próximo.


Autora: Nice Ferreira Da Conceição (302) 

Comentários